quinta-feira, 27 de novembro de 2008

guitarra


Guitarra Feita para Marcinho Eiras.

Feita sob as dificuldades da equipe de luthieria Nativoz (antiga equipe o qual fundei com meros companheiros e admiradores da luthieria) em épocas de divergências de idealismo e ao mesmo tempo sob o apoio e admiração do Musico e amigo Antônio Carlos bandolinista, responsável pelo contato com o guitarrista da Globo... Uma guitarra de cedro.
A guitarra tem este designe comum de uma estrato mas seus detalhes em madeiras marchetadas expressam um trabalho de outras culturas produtivas locais.
No primeiro contato com Marcinho, junto com o Músico Antonio Carlos ou Tony como gosta, logo ele deixou bem claro as suas exigências nas formas físicas e qualidade de tocabilidade e sonora do instrumento.
Como eu estava responsável por uma equipe, ficou decidido que o modelo seria votado. Desenhei 17 modelos de um estrato com as modificações que Marcinho desejava o qual este modelo não foi o escolhido pela complexidade de sua realização.
Briguei pela sua realização não somente pelo seu diferencial de detalhes, mas por que, estes detalhes, assim como o projeto e o caminho da sua realização, contam uma história do andamento cultural da luthieria amazônica. Marcinho é um musico respeitado em todo o Mundo e um musico com seu porte deveria ver o esforço ao olhar tal trabalho.
Apesar de ser um trabalho marchetado simples minha equipe deixou que eu fizesse o trabalho por questões de responsabilidades e profissionalismo (a verdade é que ninguém encarou o trabalho: uma das causas das nossas divergências).
No Corpo fiz uma camada de marchetaria de mosaico simples seguido de um laminado de Imbuia e uma camada final de Cedro. Na camada de marchetaria há Roxinho, amarelão, Louro Abacate e Cedro. O braço é de Amarelão e a escala de Canelão.
Por causa deste e outros detalhe é que estou a caminho de uma nova equipe
Ouve comentário:
http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4193&Itemid=26

Nenhum comentário: